TFS – Team Foundation Service

TFS – Team Foundation Service, é a conhecida plataforma de gerenciamento de código fonte e colaboração da Microsoft que foi parar na nuvem.

Team Foundation Service

Quando pensamos em TFS geralmente nos vem o nome Team Foundation Server, afinal trata-se de uma plataforma local, interna e instalada em um servidor.

A Microsoft há algum tempo disponibilizou esta mesma ferramenta só que hospedada na nuvem, ou seja, nos servidores do Windows Azure.

O famoso TFS passou a ser disponibilizado como serviço, notem que está cada vez mais comum encontrar os “SaaS” Software as a Service, diversos produtos da Microsoft já foram para nuvem (ex Office 365).

Minha experiência:

Tanto em casa como no trabalho eu sou usuário do TFS, no trabalho usamos a versão internalizada, ou seja instalada, e em casa antigamente eu tinha uma virtual machine rodando um windows 2008 server apenas para suportar o TFS.

Com o lançamento do TFS 2012 veio a versão TFS Express, gratuita para 5 usuários (porém com algumas limitações), que roda inclusive em windows 8.

Não cheguei a fazer uso do TFS Express, migrei diretamente para o TFS (Service) também conhecido como TFS Preview e o melhor, é de graça para 5 usuários também.

Estou plenamente satisfeito com minha escolha, não precisei instalar nada, apenas com a conta da Microsoft (antigo Live ID) fiz o login no site https://tfs.visualstudio.com/ e criei minha conta no TFS.

Todos os serviços estão disponíveis sem limitações, mesmo para as contas gratuitas, algumas funcionalidades podem se tornarem pagas daqui algum tempo, mas por enquanto a experiência é completa, vale a pena a imersão 🙂

A intenção deste post foi apresentar o serviço do TFS e comentar sobre minha experiência.
Em continuação deste farei um post técnico onde irei explicar passo-a-passo todo processo de utilização, aguardem 🙂

Até mais e abraços!

7 ideias sobre “TFS – Team Foundation Service

  1. Olá Eduardo!

    Gostaria de tirar uma dúvida caso possa me ajudar.
    Criei minha conta no Team Foundation Service e adicionei um outro colaborador através de uma conta outlook. O que não estou conseguindo fazer é configurar o VS deste novo colaborador ao Projeto que criei no TFS. O meu VS está configurado e funcionando perfeitamente pois utilizei o próprio link “Open new instance of Visual Studio” disponibilizado para isto.
    Como devo proceder para configurar o VS dos demais colaboradores em meu TFS?

    Agradeço desde já,
    Abraço.

  2. Obrigado Pelo esclarecimento, Eduardo.
    Esse penúltimo paragrafo me preocupa.
    Estou estudando a instalação do TFS Express aqui onde trabalho, mas se a ferramenta se tornar paga também nessa versão, tudo irá por água abaixo. Existe essa real possibilidade?

  3. Oi Eduardo,
    Estou adorando os seus tutoriais. Estou no início da minha caminhada em tecnologia e gostaria de algumas dicas de livros/blogs/curso para c#. Vc poderia me indicar alguns?
    Obrigada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *