TFS – Team Foundation Service

TFS – Team Foundation Service, é a conhecida plataforma de gerenciamento de código fonte e colaboração da Microsoft que foi parar na nuvem.

Team Foundation Service

Quando pensamos em TFS geralmente nos vem o nome Team Foundation Server, afinal trata-se de uma plataforma local, interna e instalada em um servidor.

A Microsoft há algum tempo disponibilizou esta mesma ferramenta só que hospedada na nuvem, ou seja, nos servidores do Windows Azure.

O famoso TFS passou a ser disponibilizado como serviço, notem que está cada vez mais comum encontrar os “SaaS” Software as a Service, diversos produtos da Microsoft já foram para nuvem (ex Office 365).

Minha experiência:

Tanto em casa como no trabalho eu sou usuário do TFS, no trabalho usamos a versão internalizada, ou seja instalada, e em casa antigamente eu tinha uma virtual machine rodando um windows 2008 server apenas para suportar o TFS.

Com o lançamento do TFS 2012 veio a versão TFS Express, gratuita para 5 usuários (porém com algumas limitações), que roda inclusive em windows 8.

Não cheguei a fazer uso do TFS Express, migrei diretamente para o TFS (Service) também conhecido como TFS Preview e o melhor, é de graça para 5 usuários também.

Estou plenamente satisfeito com minha escolha, não precisei instalar nada, apenas com a conta da Microsoft (antigo Live ID) fiz o login no site https://tfs.visualstudio.com/ e criei minha conta no TFS.

Todos os serviços estão disponíveis sem limitações, mesmo para as contas gratuitas, algumas funcionalidades podem se tornarem pagas daqui algum tempo, mas por enquanto a experiência é completa, vale a pena a imersão 🙂

A intenção deste post foi apresentar o serviço do TFS e comentar sobre minha experiência.
Em continuação deste farei um post técnico onde irei explicar passo-a-passo todo processo de utilização, aguardem 🙂

Até mais e abraços!

7 ideias sobre “TFS – Team Foundation Service

  1. Olá Eduardo!

    Gostaria de tirar uma dúvida caso possa me ajudar.
    Criei minha conta no Team Foundation Service e adicionei um outro colaborador através de uma conta outlook. O que não estou conseguindo fazer é configurar o VS deste novo colaborador ao Projeto que criei no TFS. O meu VS está configurado e funcionando perfeitamente pois utilizei o próprio link “Open new instance of Visual Studio” disponibilizado para isto.
    Como devo proceder para configurar o VS dos demais colaboradores em meu TFS?

    Agradeço desde já,
    Abraço.

  2. Obrigado Pelo esclarecimento, Eduardo.
    Esse penúltimo paragrafo me preocupa.
    Estou estudando a instalação do TFS Express aqui onde trabalho, mas se a ferramenta se tornar paga também nessa versão, tudo irá por água abaixo. Existe essa real possibilidade?

    • As versões express não devem se tornarem pagas, mas existe uma limitação de funcionalidades, sugiro hoje em dia você experimentar o Visual Studio Online (free até 5 usuários).

      Abs!

  3. Obrigado pela ajuda na Comunidade .Net.
    Seus tutoriais estão muito bem escritos e auto explicativos.
    Vlw msm.

  4. Oi Eduardo,
    Estou adorando os seus tutoriais. Estou no início da minha caminhada em tecnologia e gostaria de algumas dicas de livros/blogs/curso para c#. Vc poderia me indicar alguns?
    Obrigada,

Os comentários estão fechados.