Quer ser um dos melhores ou vai ficar ai parado?

Este é um post diferente e começo com uma provocação:
Quer ser um dos melhores ou vai ficar ai parado?

Quer ser um dos melhores?

Estou há um pouco mais de 13 anos na carreira de desenvolvedor de sistemas, tempo suficiente para conhecer, analisar e categorizar muitos tipos de perfis dos profissionais desta área.

Muitos dos que trabalham/trabalharam comigo estão há pelo menos 5 anos como profissionais e é por isso que me motivei a escrever sobre este tema.

Pergunte a si mesmo e responda:

  • Quantas horas de estudo/aperfeiçoamento você dedica por semana?
  • Você costuma ler/experimentar/aprender uma tecnologia quando ela é lançada ou quando precisa trabalhar com ela?
  • Quais são seus planos (onde você se vê) daqui 5 anos?
  • Seus planos pessoais e conquistas dependem de um crescimento ou promoção na carreira?

Se você estuda pouco, não acompanha as novidades, não experimenta as novas tecnologias, tem planos maiores para daqui um tempo e eles dependem de resultados maiores, é melhor repensar a sua estratégia.

Eu sou um exemplo disto, em um emprego anterior onde fiquei cerca de 5 anos eu entrei atualizado e sai desatualizado. Me envolvi demais com a operação, com o negócio da empresa e suportei a tecnologia com aquilo que já sabia fazer, cresci na carreira, mas uma carreira que fazia sentido apenas dentro daquela empresa.

Quando sai deste emprego eu voltei a estudar e me dedicar ao que realmente me interessa, a tecnologia e a dor foi grande, pois recuperar em curto tempo grandes evoluções tecnológicas foi (e ainda é) uma tarefa pesada.

Conto que tive a sorte de conhecer/ter contato com diversos profissionais neste período de reaprendizagem e são neles que baseio meu “target” para chegar lá, buscar mais conhecimento, entregar melhores resultados e receber reconhecimento.

Ai vão as minhas dicas:

  • Estude todo dia, quanto tempo tiver a disposição, acostume-se com a rotina de estudar e vá aumentando a carga horária. Defina uma meta de horas e a alcance toda semana.
  • Leia muito, é lendo que surgem as dúvidas e descobrimos tudo o que não conhecemos.
  • Use o tempo ao seu favor, carregue podcasts no celular, no pendrive do som do carro e ouça enquanto se transporta, tenha sempre um PDF ou um artigo para ler no celular enquanto está a espera de algo. Ócio produtivo 🙂
  • Foque em pontos quais você pretende destacar sua carreira, conheça de tudo mas seja especialista em determinadas áreas.
  • Crie experimentos em casa, no trabalho, aprenda sem medo de errar.
  • Procure um bom curso/livro/treinamento online.
  • Certifique-se, mostre que você sabe.
  • Desenvolva sua oratória, não adianta muito saber algo se não sabe falar sobre.
  • Corte o tempo perdido com redes sociais, use-as, mas saiba tirar o melhor proveito destas ferramentas, faça network, converse com pessoas com quem você deseja aprender, se envolva.
  • Frequente comunidades virtuais, presenciais, visite workshops, assista palestras.
  • Não tenha medo de perguntar, mas saiba fazer sua pergunta, não pergunte sem antes ter tendado aprender/resolver sozinho.

E por fim, saia do seu círculo de conforto e experimente o sucesso, mas sem medo de fracassar, quem não erra não aprende.

Nossa área está mais do que carente de profissionais qualificados, as chances de crescimento, sucesso profissional e remuneração acima da média só depende do quanto você se dedica, e veja o lado bom, tem tanta vaga a espera que a concorrência é baixíssima. Aproveite a grande vantagem desta nossa área.

Este é um ano especial, sinta a oportunidade.

Me disponho a ajudar, indicar material/blogs/livros, convidar para palestras, tirar dúvidas, orientar. Me procure nos meus links ou deixe um comentário aqui no site e divida conosco seu feedback 😉

Abraços!
Eduardo Pires – Mais um cara tentando ser um dos melhores.

44 pensou em “Quer ser um dos melhores ou vai ficar ai parado?

  1. Muito bom Eduardo.

    Muitas pessoas são assim. Ficam sonhando apenas em trabalhar no google, facebook ou então ser funcionário publico, infelizmente em nossa área tem muitos assim. Mas, não dedica nada do seu tempo para se atualizar, saber usar novas tecnologias.

    Não custa nada até quando ler um artigo deixar um simples comentário como ‘Obrigado’.

    Fico bolado com neguin assim. hehehehe..

    Valeu cara. bom post!

    • Fala Eduardo!

      Obrigado pelo comentário. Eu gosto de praticar a política do feedback, sempre dá resultados positivos.

      Concordo com vc, uma de minhas metas é tirar o máximo possível de pessoas deste círculo de conforto.

      Abraços!

  2. Olá Eduardo Pires, gostei do seu post pois muitas pessoas querem ser alguém mas não fazem nada para chegar até lá, mas existem outras como eu que correm atrás do sucesso mas sem saber o destino certo. Um bom post seria alguns casos de sucesso mostrando o caminho percorrido, para ser utilizado como referencia.

    • Olá Maurício!

      Não existe receita, mas uma coisa que eu sempre digo, você precisa mirar para depois acertar.
      Escolha o que você gosta e invista nisso, se te falta vivência suficiente para escolher, saia a campo, observe como tudo funciona, não tenha medo de errar na opção.
      Gosto muito desta frase:

      “Na vida você deve fazer o que gosta, senão, acaba trabalhando”

      Os meus gols mais bonitos foram feitos sem querer, foi fazendo bem feito por que eu gosto do que faço, eu diria que é este o segredo.

      Abraços!

  3. Grande post!
    A galera realmente precisa de um “sacode” para ver como as coisas realmente funcionam.

    • Olá Marília!

      Vamos continuar compartilhando nossos conhecimentos e vivências, acredito ser uma boa forma de influenciar os próximos. Está faltando muito disso na nossa área.

      Obrigado por postar!
      Abraços 🙂

  4. Olá Eduardo! Como estagiário de desenvolvimento (ou seja, com uma carreira ainda em desenvolvimento), certamente seguirei suas dicas. Tenho sorte de ter amigos desenvolvedores que me incentivam sempre a progredir, mesmo quando bate a preguiça.
    Grande abraço!

  5. E aí Eduardo, beleza?
    Tá de parabéns, velho! Esse tipo de motivação é essencial para nossa evolução. Acho legal esse tipo de post em Blog’s, porque acaba quebrando um pouco da rotina de conhecimento somente técnico.

    Abraço.

  6. Hehe eu precisava realmente ler um post como este!
    Estou começando agora minha carreira e dicas de profissionais experientes são sempre boas para evitar você de cair nos mesmos erros.
    Vou passar a acompanhar seu site diariamente.
    Muito obrigado!

    • Olá Victor!

      Desde pequenos temos acesso ao segredo das coisas, o conto infantil “A cigarra e as formigas” diz exatamente que o seu retorno é equivalente ao quanto você se dedica, nossa área tem déficit de profissionais qualificados justamente por esse motivo.

      Espalhe esse artigo aos seus colegas, quanto mais pessoas pensando dessa forma melhor para nossa área 😀

      Obrigado por escrever e volte em breve.
      Abraços.

  7. Eai Eduardo tudo tranquilo? Eu passei por uma experiencia parecida, apesar de ter apenas 3 anos em média de carreira profissional, o que voce falou é a pura verdade, e serve como um tapa na cara, muitas vezes na nossa própria e isso vale pra muitas areas na vida, não só profissional. A galera que já está um tempo nessa área, tem que aproveitar a falta de mão de obra e usar o poder de “barganha” que temos, afinal, quem faz o nosso salário somos nós. Aprendizado sobre tecnologias é o que mais temos na internet ( wpf, mais ou menos haha ). flw Eduardo, se tiver um meio de contato, como facebook ou gmail, manda pro meu email.

    • Fala Leonardo!

      Obrigado por escrever!
      Hoje em dia somos conhecidos como profissionais do conhecimento, e é nisso que devemos investir brutalmente, adquirir conhecimento e aplicá-los, pois isso fará toda a diferença em nossa carreira e resultados.

      Meus contatos estão disponíveis na página inicial do site e no rodapé também.
      Abraços!

  8. Boa noite Eduardo.
    Cara muito bom seu post. Me abriu a mente, a não temer novas tecnologias.
    Gostaria de saber, como você falou aqui no post, como ter um melhor aproveitamento nos estudos de asp.net. Hoje trabalho com desenvolvimento com php mas quero muito aprender a desenvolver com .net. Queria saber uma boa rotina pra seguir, se puder me auxiliar, desde já te agradeço.
    Obrigado e parabéns pelo post.
    Abraço.

    • Fala Fernando!

      Obrigado por escrever!
      Olha o caminho mais comum é começar com um bom curso ou livro para aprender os fundamentos básicos, recomendo que use as comunidades técnicas para você conhecer os novos assuntos que estão sendo abordados, é uma ótima fonte de conhecimento.

      Desenvolva um projeto pessoal em .Net, vão surgir diversas dúvidas que ao resolver você transformará em conhecimento.
      Precisando de qualquer apoio me procure por aqui, Email, FB ou Twitter.

      Abraço!

  9. Muito bom ler essas palavras motivadoras. Muitos dos que nos cercam só querem beber e curtir. Influência negativa tem de sobra, mas um apenas para te motivar ta escasso. Venho procrastinando com meus estudos, mas as vez lendo essas coisas me dá um gás.
    Obrigado.

  10. Oi, Eduardo, eu ainda não tinha visto esse post seu (vi por indicação do Felipe SqlBoy).

    Cara, muito bom. A parte que eu queria frisar é não ter medo. Comparada a você eu ainda estou no começo da minha carreira mas sinto que perdi muito tempo no começo ao ter medo do novo, e acredite, de comunidades!

    Espero que cada vez mais cedo as pessoas dêem esse “click” e acordem (não que eu esteja 100% acordada >_<)

    • Oi Pri!
      Obrigado por escrever!

      Verdade, espero mesmo, por que nossa área está precisando demais!!!
      Cada um arruma seu fantasma, ou é medo, ou é tempo ou a famosa preguiça, tem que superar, ainda bem que vc já conseguiu!

      Apareça mais vezes 😉

  11. Olá Eduardo,

    Gostei muito do seu ponto de vista, sempre quis escrever algo do tipo, porém sempre o lado técnico sempre me “aguçava” mais! rsrs

    Parabéns pelo post, vou indicar sempre que possível.

    Abs

  12. Fala Edu…

    Estou passando por essa situação atualmente, na verdade, eu estudo muito e não consigo aplicar/praticar o que faço no meu emprego atual pois o foco maior lá é suportar o negócio da empresa, a tecnologia é indiferente e de certa forma a tecnologia é vista como custo e não solução (infelizmente).

    Esses posts com o seu só agregam, é um tapa na cara de quem está na situação citada.

    Obrigado por compartilhar a experiência e podemos ver que não vivenciamos certas coisas sozinhos.

    Abs e te vejo em palestras por ai!!

    • Faaaala Ray!

      Pois é, eu mudei de emprego e escolhi um que me permitisse aplicar e usar aquilo que eu estudo (passei por alguns antes de acertar).

      Em alguma hora da sua carreira você vai precisar fazer essa escolha, eu gosto de estar em contato com a tecnologia, para mim tem que ser assim.

      Nos vemos! Abraços.

  13. É justamente essa a ideia que os profissonais de tecnologia tem que enraizer em seu cotidiano, não temos que simplesmente trabalhar com tecnologia, temos que viver tecnologia. A constante buscar pelo novo tem que fazer parte de nós, as ideias de ontem não podem nos satisfazer mais, pelo simples fato de nao serem mais as ideias atuais. Ser conhecedor do novo é a nossa função e ser disseminador disso é consequência, cada novo conhecimento adquirido e posto em prática não é somente nossas vidas que melhoramos e sim a vida de todos aqueles que utilizam a “tal da tecnologia”, pois a constante buscar do aprender para melhorar e de tornar tudo mais simples é de fato o que nos move.

    Parabéns pelo post e pelas sabias palavras.

    • Muuuito obrigado 🙂

      Concordo muito com suas palavras também.

      Viver tecnologia, respirar tecnologia, é essa motivação que nos move e nos trasforma, espalhar conhecimento e gerar resultados incríveis.

      Não vejo um mundo onde se vive no mais do mesmo 😮

      Beijo!

  14. Boa noite.
    Realmente me caso muito no fato de estar em uma zona de conforto que não vai me levar a nada, por isso que estou fazendo alguns cursos online para partir ao encontro do crescimento. Muito bom o seu post. Pretendo seguir a risca as suas dias e sempre que puder estarei sempre presente.
    Um abraço.

    Cley Franklin.

  15. Bom dia Eduardo,

    Gostei muito do post, atualmente faço curso de TI na Etec, e gostaria de seguir careira nessa área, inclusive já tenho planos de assim que pega uma base melhor sobre desenvolvimento começar a fazer cursos para tirar certificações da Microsoft, se você poder gostaria de recomendação de sites, livros, tutorial coisas do tipo para que eu possa esta estudando.

    Desde já agradeço.

    • Fala Jhonatas!

      Muito obrigado pelo feedback!
      Você primeiro deve escolher a carreira, por exemplo, desenvolvedor web, depois procurar aprender a linguagem base, uma boa forma é frequentar fóruns sobre o assunto para pegar referências.

      Envie um e-mail caso quiser mais fontes.

      Abs!

      • Olá Eduardo, estou sempre acompanhando os seus conteúdos, e lendo essa matéria que encontrei esse comentário que fiz em 2014 rs, quando apenas fazia curso, de lá pra cá consegui entrar na faculdade, fazer um estagio na área e hoje estou atuando como Junior em uma empresa que tem plano de carreira, tenho interesse ainda em suas dicas refente as certificações Microsoft na parte de desenvolvimento (Web e afins) poderia por gentileza me auxiliar quanto a isso?

  16. Boa noite Eduardo,

    Me identifiquei muito com seu artigo, ando me cobrado muito ultimamente também, no meu caso foram 3 anos parados tecnicamente, correr atras do tempo perdido foi e tem sido um meio de me estimular, tenho que ser melhor do fui ontem e estou sentindo na pele como é difícil conseguir esse tal de tempo hehehe … mas graças a você e o pessoal do aspnetcast(um dia chego lá!) estou tendo meus objetivos claros e vcs estão sendo minha grande inspiração, Obrigado!

    Parabéns pelo seu trampo e paciência, deve ter sido um caminho árduo para chegar até aqui e se tornar esta referência para todos nós

    Abrçs

  17. Eduardo belo texto, sem dúvidas me ajudou e vai me ajudar muito!

    Que neste ano de 2016 eu possa alcançar minhas metas me dedicando.

    Sempre acompanho seus posts, e sempre saio aprendendo, agradeço sua disposição e atenção, abraço.

    Desejo um 2016 de muito sucesso e prosperidade.

  18. Belo post.

    Me sinto como você, mas parei no momento que atingi o sucesso do negócio da empresa e não conheço tecnicamente nada das novas tecnologias. Só tenho importância dentro dessa empresa e não sei mas se minha importância é útil a ela ou se a impede de expor os verdadeiros problemas que a impedem de decidir por se modernizar.

    Abraços

    Leitor anônimo

  19. Haaa meu caro amigo Pires.

    Sem nem mesmo ter lido esse seu post de 2013 eu consegui visualizar essas coisas.

    Mudei totalmente minha forma de pensar sobre a minha profissão, estudar deixou de ser uma obrigação e virou um hobby.

    E você é com certeza um dos profissionais que me deu um grande incentivo, alcancei metas que nem imaginava que iria acontecer em 2015.

    Mais uma vez obrigado, nesse ano de 2016 vamos continuar fazendo esse trabalho sensacional e levar conhecimento para mais pessoas e comunidades.

    Abraços e um feliz 2016

  20. Acabo de tomar a decisão de ganhar 20% a menos em troca de aplicar o que tenho estudo e acredito ser uma caminho sem volta, acho muito importante referências na comunidade exporem que em alguns momentos ficam desatualizados e também tem que procurar mudanças, mostra para quem está no caminho que ninguém acerta sempre…..vlw pelo relato!

  21. Olá Eduardo,
    Como você, fiquei anos parada e ganhando razoavelmente bem. Perdi o emprego em plena crise, e vi que estava bastante desatualizado. Nos últimos dois anos, me reciclei bastante, e hoje acredito que estou nivelado com as novas tecnologias. Fiz diversos cursos (inclusive o seu de arquitetura), estudei muito e continuo estudando. No entanto, ainda sim, continuo com uma certa dificuldade de me realocar em uma empresa com um salário de sênior. Seria minha idade de 50 ????

Os comentários estão fechados.