Um pouco sobre Scrum

Olá pessoal, o quanto vocês conhecem de Scrum? Para quem conhece muito pouco ou nada, sugiro que adentre neste universo, acredito que uma hora vai ser muito útil.

Já ouvi diversos colegas de trabalho dizendo, “onde eu trabalhava, utilizávamos Scrum, fazíamos Sprints, reuniões diárias mas não adotamos a Retrospectiva da Sprint…” 

Há de convir que atualmente existe uma certa moda em adotar Scrum, e isso não é ruim, significa que a metodologia tradicional de desenvolvimento de sistemas é falha e muitas empresas estão caindo na real sobre isso.

Mas um detalhe, adotar boas práticas de Scrum não é usar Scrum!
O Scrum é fechado, é necessário seguir todas cerimônias, papéis, recomendações e regras. Do contrário estaríamos usando “Scrum-But” ou seja “Scrum-Mas”, esse é o nome dado para quando não usamos o Scrum conforme todas as suas recomendações.

É uma prática muito comum em empresas que estão adotando uma metodologia ágil iniciar pelo Scrum-But, e até ai tudo bem, o importante é seguir no caminho até que seja alcançada a plenitude do uso do Scrum. O guia oficial diz o seguinte sobre Scrum:

  • Leve
  • Simples de entender
  • Extremamente difícil de dominar

Neste post não vou explicar tudo que é recomendado para utilizar o Scrum, mas o guia oficial dará uma visão, procure gradativamente adotar todas as práticas e aplicá-las da forma correta.

Depois de dominar o Scrum concordo que ele pode ser modificado para atender melhor a dinâmica da empresa, mas veja, depois de adquirir maturidade, não antes.

Para quem quer se tornar um profissional Scrum existem diversas certificações, e o mercado está em busca de profissionais certificados, uma boa oportunidade de melhorar o currículo.

Como disse, era apenas um pouco sobre Scrum, voltarei em breve com mais assuntos deste tema. Espero que aproveitem e no caso de dúvidas utilizem os comentários.

Até mais.

6 pensou em “Um pouco sobre Scrum

Os comentários estão fechados.