Feliz dia do Programador

O dia do programador é celebrado no 256º dia do ano (13 de setembro ou 12 de setembro nos anos bissextos). O número 256 foi escolhido para esta data porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Além disso, 256 em hexadecimal é 100 (0x100), e é a maior potência de 2 abaixo de 365 (o número de dias em um ano).

Feliz dia do Programador! Sim nós temos um dia oficial e não podemos deixar passar sem comemorar e cumprimentar os colegas de profissão.

Feliz dia do Programador

Ser programador é possuir a capacidade de mudar o mundo. Não preciso ir muito longe para completar esse raciocínio, basta lembrarmos de programadores como (Gates, Zuckerberg, Torvalds) entre tantos outros que através de suas paixões realizaram seus sonhos e mudaram a forma de como o mundo funciona.

Ser programador é trabalhar movido pela paixão em usar todo nosso potencial intelectual e criatividade para solucionar problemas existentes e criar novas soluções que facilitam a vida das pessoas.

Ser programador é viver a vida comprometido em estudar para sempre e estar constantemente atualizado. Trocar o dia pela noite, não dormir enquanto não encontrar a solução de um problema (ou simplesmente descobrir a solução enquanto dorme e levantar novamente para implementar e ver se funciona).

Eu não acredito que alguém nasce com dons para programação, a arte de programar é desenvolvida com muito estudo, foco e determinação, muitos exercícios para fortalecer a lógica. Certamente quem tem uma mente mais direcionada ao raciocínio lógico terá mais facilidade para aprender, porém programar é antes de tudo o resultado de muito estudo.

Atualmente tudo com o que nos relacionamos no dia-a-dia envolveu o trabalho de um programador. Sites, redes sociais, sistemas operacionais, aplicativos para computador e celular, dispositivos eletrônicos, transportes e até mesmo nossos eletrodomésticos! Tudo tem em sua base o trabalho de um programador.

É uma das profissões mais prósperas do mundo, inclusive o mundo precisa de muito mais programadores do que existem hoje, com o rápido crescimento e avanço das tecnologias os programadores são peças  cada vez mais fundamentais para o funcionamento deste ecossistema.

Existem muitas piadas relacionadas aos programadores, sobre não ter vida social, ganhar pouco dinheiro, trabalhar demais. Eu vejo isso como simples piadas, ser programador não é mais uma atividade para nerds e seres excluídos socialmente como retratam muitas vezes. É possível ser programador e ter uma ótima qualidade de vida, tempo disponível e claro um excelente salário, tudo depende de estudo, foco e determinação (e obviamente de boas escolhas).

Ser programador é poder trabalhar quando quer, a hora que quiser, em qual país quiser. É poder trabalhar em grandes empresas ou simplesmente ser o seu próprio chefe. Programadores são universais, podemos trabalhar em um país e morar em outro, podemos planejar nossa vida com uma liberdade que não existe em muitas profissões e atividades.

Então sinta-se uma pessoa de sorte, pois você é um programador!

Em alguns anos o número de vagas de trabalho abertas para programadores será o dobro do número de programadores existentes. Se você conhece alguém que se interesse por esta área o incentive a entrar! Se você já um programador não deixe nunca de estudar, sua carreira e meta de vida só dependem dos seus esforços!

Gostaria de oferecer uma ajuda na sua educação, estou dando 20% de desconto em todos os meus cursos até dia 20/09/19. Aproveite 🙂

Um abraço a todos programadores e estudantes. Juntos desenvolveremos um mundo melhor 🙂

16 ideias sobre “Feliz dia do Programador

  1. Post Perfeito mano. Vi no face hoje e já vim olhar.
    Concordo 99% com tudo, exceto “um pouco” com o penúltimo paragráfo… que existem jovens determinados e focados em conseguir seu espaço… não acho que seja assim pelo menos no Brasil – “infelizmente”.

    Com a queda na qualidade da educação: Os jovens estão chegando cada vez menos preparados a faculdades e tudo mais. E consequentemente quando entram num curso mais complicado (como é o caso de Ciências, Sistemas de Informação) eles se perdem e acabam o curso perdidos – com raras excessões.

    Posso afirmar isso pois tranquei minha faculdade no 3 ano (em 2008) e voltei pra concluir em 2014 – e já era GRITANTE a qualidade inferior dos profissionais que sairam pro mercado, treinados pela mesma faculdade e professores. Formaram-se uns 30, salvaram-se uns 3. Existem as excessões (ainda bem).

    Porém a grande maioria da juventude atual (que adora ouvir funk leklek, fumar maconha e fazer filhos) não tem preparo para encarar um desafio gigante como se tornar programador.

    O restante do texto é perfeito, curti muito parabéns man!

    • Olá Fernando, como vai?

      Atualmente estou no 5º período de SI aqui em Belo Horizonte, vim de escola pública e confirmo sua opinião. Entrei sem base alguma, tenho tido enormes dificuldades durante até então e não espero que ficará mais fácil.
      Mas é isso, depois de n entrevistas e reprovações consegui um estágio muito bom e estou caminhando.
      Só não vale desistir.

      Abraços.

      • Olá, também estudo Sistemas de Informação. Estou no terceiro período e vejo que a maioria dos meus colegas também tem muita dificuldade, mas acredito que onde há força de vontade existem ótimos frutos, não devemos confiar apenas no que estudamos dentro de uma instituição, pois nela só temos uma espécie de direcionamento, o resto é com a gente. O tamanho da nossa determinação que define o profissional que seremos. :3

  2. Primeiramente, parabéns pelo nosso dia! Aproveitando a oportunidade, quero elogiá-lo pelo belo texto. Não apenas pela informação contida nele, mas pela exemplar redação aqui escrita. Nós, programadores, precisamos disso, ótimos exemplos, não só de ‘códigos’, mas de apresentação também. O português não é uma língua de fácil aprendizado, da mesma forma que uma ‘linguagem de programação’ também não é fácil. Então, aprendamos a corretamente ‘linguagem de programação’ sem esquecermos da correta escrita da nossa língua. Parabéns!

  3. Parabéns pelo Posto xará, acabei caindo aqui fazendo uma busca pelo termo “academia arquiteto”, e vi que já tive o prazer de te conhecer quando fazíamos a integração da Resource rs… uma dúvida, é que estou na busca de me atualizar, só que estou entre um MBA em Engenharia de Software, ou uma academia/treinamento. O que você acha que seria um melhor investimento a curto prazo? Com sua experiência, sei que também poderia virar um ótimo post.

    Um abraço
    Eduardo Jastre

  4. Fiquei nos últimos 4 anos muito focado aos problemas da empresa, bastante preocupado em resolver as questões referentes a regras de negócio. Era asp.net MVC2. Deixei de me atualizar!! E agora que saí, pensei, estou enrolado. Como farei pra me atualizar?? Não esperava encontrar tal qualidade de informações em um só lugar. Estou, novamente, com orgulho de ser programador. Ano que vem vou comemorar! E com muito mais conhecimento e produzindo softwares de excelente qualidade.

  5. Grande Mestre Eduardo!

    Como não parar ler esse texto fantástico.

    Obrigado pela dedicatória para todos nós!

    Feliz dia do programador para ti também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *