ASP.Net MVC 5 – O que há de novo?

O ASP.Net MVC 5 foi anunciado no Microsoft Build Developer Conference 2013 (25/06 -28/06), onde foram também anunciadas ótimas novidades para o ASP.Net em geral em conjunto com o novo Visual Studio 2013.

ASP.Net MVC 5

ASP.NET MVC 5

One ASP.Net
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 integram-se em uma nova experiência de uso chamada One ASP.Net. Agora é possível customizar o template MVC e configurar o tipo de autenticação durante o processo de criação do projeto através do Wizard.
Todo projeto ASP.Net MVC 5 agora é uma Web Application padrão e não possui um próprio project GUID.

ASP.NET Identity
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 foram atualizados para utilizar o ASP.NET Identity para autenticação e gerenciamento das identidades.
Conheça mais sobre o ASP.Net Identity:
Introducing ASP.NET Identity – A membership system for ASP.NET applications

Bootstrap
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 foram atualizados para utilizar o Bootstrap, proporcionando um visual elegante e responsivo.
Conheça o Bootstrap

Authentication Filters
Authentication Filters são um novo tipo de filtro no ASP.NET MVC 5.
São executados antes dos filtros de autorização no pipeline ASP.NET MVC e permitem que você especifique uma lógica de autenticação “per-action”, “per-controller” ou globalmente para todos os controllers.

Authentication Filters processam credenciais durante um request e também podem adicionar “challenges” de autenticação em resposta à solicitações não autorizadas.

Filter Overrides
Agora é possível sobrescrever os filtros que se aplicam a uma determinada action ou controller especificando um conjunto de tipos de filtros que não devem ser executados em um determinado escopo (action ou controller).

Isso permite que sejam configurados os filtros que se aplicam globalmente, porém em seguida excluir determinados filtros globais da aplicação em actions ou controllers específicos.


Assista ao anuncio das novidades do ASP.Net feitas por Scott Hanselman

Resumo

Eu sempre considerei o ASP.Net MVC 4 uma versão excelente e completa, podemos notar que não foram anunciadas muitas novidades para a versão do ASP.Net MVC 5, afinal acredito que é difícil melhorar o que já era ótimo.

As mudanças em conjunto com o Visual Studio 2013 vão proporcionar mais facilidade e velocidade para criação de aplicações ASP.Net, as melhorias desta nova versão atendem diversas necessidades que eram contornadas de outras maneiras.

O Visual Studio 2013 com ASP.Net MVC 5 é um recente lançamento, pretendo abordar separadamente em artigos detalhados cada uma das novidades aqui listadas, continue acompanhado.

Referencias

Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo 😉

19 ideias sobre “ASP.Net MVC 5 – O que há de novo?

  1. Da hora DU!!!.. mas me diz uma coisa.. como mudar do 4 para o 5 jah existem guide-lines pra isso? porque tenho 3 projetos (1 MVC4+Razor, 1 SignalR e 1 WebApi) kkk da hra.. nao vejo a hora de migrar tudo kkk

    ABS!

    • Fala Man!

      Está tudo em preview ainda, eu não encontrei nenhuma documentação oficial, talvez elas apareçam próximo a data de lançamento oficial do produto.
      Isso não significa que não podemos fazer nossas POC’s 🙂

      Abraços!

  2. Será que está estável para uma app comercial? 🙂
    Me parece muito bacana, espero não ter dificuldades de adaptação, principalmente no novo membership, pois sempre usei o anterior sobreescrevido para atender a minha entidade…

    Parabéns Eduardo, ótimo blog e post 🙂

    • Olá Rodrigo,

      Obrigado pelo feedback!

      Eu estou usando ASP.Net MVC 5 em 3 projetos já, não tenho nada para reclamar sobre estabilidade, até os projetos finalizarem o VS2013 já estará lançado, é melhor do que começar com a versão anterior e depois migrar.

      O ASP.Net Identity me surpreendeu, muito melhor que o membership, totalmente customizável e escrito via EF Code First 😀

      Abraços.

      • Identity escrito via ef ? Vish Lascou…Vou ter que sobreescrever novamente, hahaha, pois uso Nhibernate… rsrsrs

        Acho que vou seguir essa sua opinião e começar um projeto que tenho para começar no mvc5, rsrs

        Abraço, obrigado pela resposta.

        • Só pra deixar meu feedback novamente Eduardo,

          Baixei, criei um simples projeto spa, e verifiquei o asp.net identity, sei lá, me parece ainda imaturo…e documentação? vish, ta difícil,
          você conseguiu ou tem algum exemplo para criar roles?

          No mais, ta show, async na veia hahaha

          Por ler esse post, decidi mudar em um projeto que estou para começar, usar o fluent entity framework 🙂
          hehehe, vamos ver…

  3. Olá, Eduardo!

    uma dúvida, eu estou usando o identity com EF. Para criar usuário, excluir e alterar senha, foi tranquilo.
    O problema é na hora de resetar senhas, poderia me dizer como realizar no caso de um admin querer resetar a senha de um dado usuário?

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *