Fui nomeado Microsoft Regional Director

No dia 9 de Abril de 2018 fui nomeado Microsoft Regional Director.
É a premiação mais importante que já recebi e agora faço parte de um time muito enxuto e seleto de profissionais. São apenas cerca de 150 em todo o mundo.

Microsoft Regional Director

O que é ser Microsoft Regional Director?

Microsoft Regional Director é uma premiação. O texto abaixo foi extraído do site oficial rd.microsoft.com

Estabelecido em 1993 o programa conta com 150 dos maiores visionários de tecnologia do mundo, escolhidos especificamente por sua comprovada expertise multiplataforma, liderança comunitária e comprometimento com os resultados do negócio.

Normalmente os Microsoft Regional Directors estão em destaque nos principais eventos do setor, liderando grupos comunitários e iniciativas locais, liderando empresas com foco em tecnologia ou realizando consultorias e implementando os mais recentes avanços em uma corporação multinacional.


Como é receber esta premiação?

Receber uma premiação que me destaca pela própria Microsoft entre 150 dos maiores visionários de tecnologia do mundo é algo surreal. A princípio é difícil me ver merecedor ao ponto de fazer parte deste número extremamente seleto, mas com certeza darei o meu melhor para honrar a premiação que recebi.

Recebi esta premiação devido o meu trabalho com foco de consultor em grandes empresas e meu papel de influenciador tecnológico através de meus treinamentos que já impactaram mais de 9000 alunos e também devido aos eventos dos quais sou organizador ou palestrante.

Para ser um Regional Director além de um grande expertise técnico comprovado é necessário ter uma visão bem generalista sobre tecnologia e como ela pode ser utilizada para gerar negócios. É necessário também ter experiência comprovada como consultor em grandes empresas o que garante que saiba ouvir e entender a necessidade do cliente e ao mesmo tempo entregar soluções técnicas de alta complexidade.

O que muda daqui em diante?

Na minha atuação profissional basicamente nada, vou continuar tocando minhas empresas e contribuindo cada vez mais com a comunidade técnica. Provavelmente devo aumentar meu foco em consultorias especializadas, porém já é algo que faço hoje.


O texto abaixo foi extraído do site oficial rd.microsoft.com

Os Regional Directors trabalham para a Microsoft?

Não, os Regional Directors não são funcionários da Microsoft. Em alguns casos os Diretores Regionais ou suas empresas podem ter contratos para entregar bens ou serviços à Microsoft, mas não são funcionários.

Como os Regional Directors são selecionados pela Microsoft?

Os Regional Directors são escolhidos a dedo pela Microsoft com base em um conjunto rigoroso de avaliações projetadas para selecionar os melhores representantes de desenvolvedores ou profissionais de TI que atendem necessidades estratégicas de tecnologia das empresas com maior impacto no mundo.

Quanto tempo dura o mandato de um Regional Director?

O mandato de um Regional Director é de dois anos.

Como os Regional Directors trabalham com a Microsoft?

Os Regional Directors atuam com capacidade consultiva e são convidados a participar de sessões de feedback estratégico programadas com as equipes de liderança sênior da Microsoft.

Por causa de suas posições de liderança na comunidade, paixão, comprometimento com a tecnologia e excelência nos negócios, os Regional Directors têm um ponto de encontro regular onde podem expressar comentários em tempo real sobre clientes e comunidades diretamente com os engenheiros da Microsoft e com a equipe de liderança sênior, incluindo o presidente da Microsoft Satya Nadella.

Qual é a diferença entre um Regional Director e um MVP?

Muitos dos Regional Directors também possuem o título da premiação MVP, embora a maioria deles esteja encontrando dificuldades para manter as duas credenciais, já que cada uma tem demandas diferentes, o que dificulta a qualificação e a manutenção de ambas. No entanto, as principais diferenças realmente se resumem à natureza consultiva de negócios, experiência em clientes e habilidades de arquiteto de plataforma cruzada possuídas pelos Regional Directors versus o foco técnico profundo que qualifica um MVP.


Gostaria de agradecer especialmente alguns amigos que me ajudaram neste processo tanto no suporte como nas indicações. Sem a ajuda deles não seria possível receber a premiação:

Glauter Jannuzzi, Evilázaro Alves, Jamil Lopes, Claudenir Andrade, Carlos dos Santos e André Carlucci. Muito obrigado mesmo meus amigos!

E agradeço a você leitor deste blog pela confiança e feedback que tem feito desde 2012 um diferencial muito grande em minhas contribuições com a comunidade técnica.

Grande Abraço!

20 ideias sobre “Fui nomeado Microsoft Regional Director

  1. Acompanho o conteúdo gratuito e já fui aluno dos cursos de Asp.net Enterprise e o de Arquitetura .NET. Sendo assim posso afirmar que o conteúdo é sem igual, Parabéns este reconhecimento é bem merecido.

  2. Parabéns Eduardo Pires! Sou ex-aluno de cursos ministrados por ele e também o considero demais por toda ajuda e empurrão em minha carreira, aperfeiçoando cada vez mais minhas habilidades. Parabéns!

  3. Nunca participei de uma palestra tua ou estive em um dos seus treinamentos, mas acompanho sua jornada desde 2013 e só tenho uma coisa a dizer.
    Está colhendo o que planta. SENSACIONAL!

  4. Esse é um dos caras que da prazer em realmente falar que me inspira cada dia mais.
    Parabéns Eduardo pela carreira brilhante e obrigado por nos motivar e nos passar conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *