Introdução ao ASP.NET Core 1.0

Estes últimos dois anos foram de muitas mudanças e novidades para o ASP.NET, que agora ganhou um novo nome. Conheça o ASP.NET Core 1.0.

O ASP.NET Core 1.0 é uma novidade de baixo impacto tecnológico, trata-se do novo nome do novo ASP.NET.

ASP.NET Core 1.0

Desde que anunciado o novo ASP.NET já tivemos alguns nomes, vamos recapitular:

  • ASP.NET vNext
  • ASP.NET 5
  • ASP.NET Core 1.0

Por que não ASP.NET 5?
O nome ASP.NET 5 não foi muito bem recebido por muitos colaboradores da comunidade, gerou diversas reclamações como podemos ver nesta issue do GitHub. O ASP.NET 5 não é apenas uma nova versão do ASP.NET e sim um ASP.NET totalmente novo, reescrito para trabalhar de forma diferente do clássico ASP.NET que já tem 15 anos de existência.

Outro fato que causou confusão foi o MVC 6. ASP.NET 5, MVC 6, Razor 4, SignalR 3, Identity 3, Entity Framework 7 e .NET Core 5. Quantos números para uma tecnologia totalmente nova certo? Para deixar muito claro que o novo ASP.NET substitui o antigo ele precisou mudar de nome outra vez.

Não foi apenas o ASP.NET que mudou de nome:

  • ASP.NET 5 => ASP.NET Core 1.0
  • ASP.NET MVC 6 => ASP.NET Core MVC 1.0
  • .NET Core 5 => .NET Core 1.0
  • Entity Framework 7 => Entity Framework Core 1.0 (ou EF Core 1.0)

Algumas tecnologias citadas acima não tiveram anúncios de novos nomes, porém acredito que possa surgir mais novidades.

Por que 1.0? É um novo ASP.NET, logo todo novo conceito precisa surgir de uma versão inicial, pois não é uma continuidade da tecnologia, é uma nova tecnologia.

Algumas dúvidas podem surgir:

Acompanhei todas as mudanças do ASP.NET 5 agora vou precisar aprender tudo de novo?
Não! Esta mudança anunciada reflete apenas na mudança do nome.

Estou começando a estudar ASP.NET agora, qual versão devo estudar?
Eu recomendo fortemente que estude o ASP.NET MVC 5 e o ASP.NET Core 1.0. O primeiro para atender uma demanda enorme de mercado que não vai sumir em menos de 3 anos e o segundo para poder trabalhar com a nova plataforma em futuros projetos.

Qual a diferença do ASP.NET MVC 5 para o ASP.NET Core 1.0?
É um novo ASP.NET porém ambos trabalham com o MVC, logo a forma de desenvolver não muda muito, o que muda é a tecnologia do stack do ASP.NET, a maneira que ele funciona. Certamente tem muitas mudanças de um para outro, mas conhecendo um é muito fácil entender o outro.

Vou começar um projeto agora, devo desenvolver em ASP.NET Core 1.0?
Uma solução de mercado deve ser escrita com uma tecnologia madura, bem testada e que seja pronta. O ASP.NET MVC 5 (ASP.NET 4.6) ainda é a melhor opção neste momento, pois ainda não temos uma versão 1.0 (RTM) para o ASP.NET Core 1.0, ela virá em breve porém mesmo assim não estará completa como expliquei neste artigo.

Recomendo que utilizem o ASP.NET Core 1.0 em projetos de estudo, pois a viabilidade comercial de uma aplicação não pode depender de possíveis bugs / limitações de uma nova tecnologia.

Por onde começar com o ASP.NET Core 1.0?
Recomendo utilizar o guia do site Get ASP.NET.

Ainda vale a pena estudar ASP.NET WebForms?
Existe uma grande demanda de mercado para WebForms, cerca de 50% de todas aplicações ASP.NET ainda são WebForms, logo se pretende atender a demanda de manutenção em aplicações WebForms é necessário conhecer sim. Minha recomendação é focar os estudos em ASP.NET MVC 5 e ASP.NET Core 1.0. Não recomendo criar novas aplicações em WebForms. Estude apenas se existir a necessidade.

O WebForms faz parte do novo ASP.NET?
Não. O WebForms está pronto e faz parte do ASP.NET 4.6, não irá fazer parte do ASP.NET Core 1.0, pois é tecnologicamente incompatível, a única forma de desenvolvimento em ASP.NET Core 1.0 é o MVC.


O ASP.NET e toda plataforma de desenvolvimento .NET está passando por uma grande revolução para atender o mercado com excelência, segurança e performance. Este é apenas o primeiro passo de uma longa e nova jornada. Mantenha-se atento às novidades, elas vão surgir em um espaço de tempo cada vez menor.

Eu também fiz um vídeo de 8 minutos sobre este assunto, vale a pena conferir:

* Assine meu canal no Youtube 🙂

Referências


Se você estiver interessado em conhecer mais e aprender como desenvolver aplicações com uma arquitetura responsável utilizando DDD, TDD, BDD, aplicando os princípios SOLID, diversos Design Patterns e escrevendo testes de unidade conheça meus cursos:

Vamos continuar a troca de experiências, deixe seu comentário abaixo, se gostou e concorda com o artigo compartilhe com seus colegas para transmitirmos o conhecimento para o máximo de pessoas possíveis. ;)

22 ideias sobre “Introdução ao ASP.NET Core 1.0

  1. Acho que essa mudança é benéfica. A tecnologia evoluiu muito e as mudanças são tantas que, a meu ver, justificam sim uma nova nomenclatura. Como você disse no seu comentário no blog do Scott, Eduardo, cabe até um novo logotipo!

  2. Boa tarde Eduardo também acompanho o blog do Scoot, ja vi diversos post sobre o asp.net 5 porem nada ainda sobre seu deploy lenvando em consideração que na maioria dos exemplos é definido meio que uma porta padrão. Implantando esse APP no IISS o mesmo ira executar o handler e gera uma nova porta

  3. Eduardo, obrigado pelo post. Tenho uma dúvida e talvez possa me ajudar. Desenvolvo aplicações comerciais (Windows Form c#) e estou aprendendo agora MVC e inclusive fiz seu curso :).
    Você acredita que o desenvolvimento desktop pode ser afetado de alguma forma com essas alterações todas que a Microsoft vem fazendo? E o desenvolvimento desktop, na sua opinião, irá acabar?

    Obrigado e um grande abraço!

    • Roadmap é um plano de desenvolvimento para lançamento de releases de um projeto de software, basicamente. Isso cai mais em desenvolvimento ágil, bla bla bla e gestão.

      Obs: Respondi porque vai que a dúvida tenha persistido até o mês de julho né kkk.

  4. ” – ASP.NET 5 => ASP.NET Core 1.0
    – ASP.NET MVC 6 => ASP.NET Core MVC 1.0
    – .NET Core 5 => .NET Core 1.0
    – Entity Framework 7 => Entity Framework Core 1.0 (ou EF Core 1.0)”

    “a única forma de desenvolvimento em ASP.NET Core 1.0 é o MVC.”

    Não vi menção sobre Web API nos seus comentários, então acrescento às suas perguntas: Pode-se trabalhar com Web API com Core 1.0? Como fica a nomenclatura?

  5. ” – ASP.NET 5 => ASP.NET Core 1.0
    – ASP.NET MVC 6 => ASP.NET Core MVC 1.0
    – .NET Core 5 => .NET Core 1.0
    – Entity Framework 7 => Entity Framework Core 1.0 (ou EF Core 1.0)”

    “a única forma de desenvolvimento em ASP.NET Core 1.0 é o MVC.”

    Não vi menção sobre Web API nas suas questões, então pergunto: Ainda pode-se trabalhar com Web API no core 1.0? E como ficaria a nomenclatura?

  6. Olá Eduardo,

    Trabalho como autônomo e venho acompanhando o desenvolvimento da nova versão do Asp.Net 5 (Core 1). Atualmente grande parte dos meus clientes utilizam hospedagem de empresas conhecidas como por exemplo Locaweb, UolHost entre outras. O que estou percebendo é que nenhuma hospedagem aqui no Brasil ainda não trabalha com a nova versão do Asp.Net – Saberia informar alguma empresa aqui no brasil que trabalha com Hospedagem compartilha e que aceite Asp.Net 5?

    Desde já agradeço pela dica!

  7. Pingback: A beleza de utilizar String Interpolation no Asp.Net Core 1 | Jeferson F. Nazario

  8. Boa tarde Eduardo, excelente artigo, já estou estudando asp.net Core há algum tempo, mas me surgiu uma dúvida. Eu consigo gerar arquivos PDF, Excel ou txt com ele?

    Obrigado pela atenção

  9. Pingback: Iniciando em .Net Core - tir4y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *