Visual Studio 2014 – ASP.NET vNext MVC 6

A Microsoft disponibilizou para download no dia 03/06/14 Visual Studio 2014 CTP – Community Technology Preview (build 14.0.21730.1) que tem como principal novidade o suporte para o ASP.NET vNext.

Visual Studio 2014 - ASP.NET vNext - MVC 6

A versão final do Visual Studio 2014 tem lançamento previsto para 2015, mas até então não existe nada definido oficialmente. É uma versão inicial de testes e outras consecutivas devem surgir antes do lançamento da versão final (RTM).

As principais novidades do Visual Studio 2014

  • Suporte à projetos ASP.NET vNext
  • Suporte à nova plataforma de “Managed Code” – Rosyln
  • Novidades e melhorias para C++

Para quem quer experimentar a nova versão do Visual Studio 2014, uma importante recomendação, ele não suporta funcionamento “lado-a-lado” com Visual Studio 2013, seria necessário desinstalar a versão anterior, por ser uma versão de testes não recomenda-se o uso profissional, instale-o em uma máquina virtual e utilize apenas com o propósito de testes.

Para as próximas versões espera-se compatibilidade com as outras instalações do Visual Studio.

Novidades do suporte ao novo ASP.NET vNext

  • ASP.NET vNext Templates
  • ASP.NET vNext Project.json IntelliSense Support
  • Edição de código fonte sem necessidade de parar a aplicação, atualizando apenas com um refresh do browser, funcionalidade obtida através do Roslyn
  • Todos os arquivos incluídos no projeto, no caso de modificação na estrutura de arquivos, estes serão incluidos e atualizados automaticamente.
  • Restore automático de pacotes NuGet através do intellisense do arquivo project.json
  • Métodos de publicação no Microsoft Azure e via File System
  • Suporte à nova versão do ASP.NET Identity 2.0

Caso não conheça o ASP.NET vNext atualize-se neste meu artigo
https://www.eduardopires.net.br/2014/05/o-futuro-do-asp-net-vnext-mvc-6/

Assista ao vídeo (1h05m) com os primeiros passos no ASP.NET vNext utilizando o Visual Studio 2014

  • Novo Visual Studio 2014
  • Criando uma web aplicação padrão ASP.NET vNext MVC 6
  • Rodando uma web aplicação completa (MVC Music Store) ASP.NET vNext MVC 6
  • Novidades do ASP.NET vNext MVC 6 (ViewComponent, Authorize Claims, etc)
  • Hosting (IIS Express, SelfHost, Console Application)

Este vídeo foi dos primeiros passos tanto em ASP.NET vNext como no Visual Studio 2014, muita coisa pode surgir e mudar, todas serão divulgadas conforme anunciadas.

Referências

Vamos continuar a troca de conhecimentos, escreva seu comentário abaixo 😉

19 pensou em “Visual Studio 2014 – ASP.NET vNext MVC 6

  1. Eduardo, estou acompanhando suas publicações e esta sendo muito útil. Obrigado e parabéns, seu vídeos e matérias são bem explicativos. Abs

  2. Muito obrigado por compartilhar! 😉

    Aproveito e pergunto qual sua dica para quem está comecando agora com MVC?
    Vale a pena concentrar o estudo no MVC4 (o que estou fazendo) ou ir direto para o vNext? Estava querendo comecar os estudos para a certificacao MCSD Web e me bateu essa duvida agora..

    Abraços!

    • Olá Daniel, obrigado pelo feedback.

      Você precisa estudar aquilo que vai te garantir seu emprego, vai demorar algum tempo ainda para o ASP.NET vNext empregar alguém.
      Pense que mal saímos do WebForms (e não saímos mesmo), MVC 4/5 ainda é foco profissional.

      Mas não deixe de acompanhar tudo do vNext, dá para fazer os 2, num esquema 80/20 ou 70/30 😀

      Abs!

      • Eduardo, teu blog foi um achado! Valeu por existir… 🙂

        quero pegar uma carona na pergunta do amigo Daniel, estou no mesmo barco.

        Mas estou trabalhando por conta própria.

        Estou pensando em focar no MVC 5 e no vs2013.. Comprar a ferramenta, devorar livros, etc e estacionar nele por um tempo, até me especializar bem.

        Entendo que para apresentar soluções para meus clientes, estaria bem atualizado.

        Qual a vida útil de uma versão do Visual Studio e tudo que ela engloba?

        Meu maior medo nem é o Asp.net, mas e como ficam os apps para Windows e para Windows Phone? Já que estamos as portas do Windows 9 e sua unificação das plataformas?

        Vale a pena mergulhar de cabeça na geração de tencologias do VS2013 ou devo ir aprendendo o q tem para vs2014 e me aprofundar nele? Como o VS2013 vai se comportar com a nova geração Windows 9?

        O que você puder me responder para me guiar eu agradeço muito.

        Vou manter uma leitura regular do teu blog, pois vi que você é o cara!

        Obrigado por tudo…

        • Fala Marcelo!

          Obrigado pelo feedback.

          Minha dica, aprenda ASP.NET MVC 5, domine a plataforma e depois se atualize para o vNext, é o caminho mais tranquilo e seguro.

          O VS lança versão nova praticamente a cada ano, logo mais teremos o VS2014, mas não se preocupe com isso, muda pouca coisa, se for licenciar faça uma licença com direito a upgrade.

          Eu sempre digo isso, não espere por uma tecnologia, aprenda a atual e depois se atualize, o VS2013 dá suporte às Apps de Win8 possivelmente sairá uma atualização para Win9, mas eu não me preocuparia com isso se o seu foco não for desenvolver Apps para plataforma Windows, caso seja, comece com um depois pule para outro, a adoção do Win9 pelas empresas vai demorar na ordem de uns 2 anos, é comum esse tempo de adoção.

          Abs!

  3. Parabéns Edu show de bola todos os seus conteúdos, estes últimos de vNext ajuda muito…a galera me pergunta onde acha conteúdo do vNext em português e eu indico seu blog pois até o momento são poucos que estão abordando tão amplamente assim como você;;;;Parabéns mais uma vez….

  4. Diga ai Eduardo,
    Parabéns pelo post,

    Tenho uma dúvida sobre essa nova geração de .Net vNext. Ela traz consigo muitas alterações entres elas a microsoft dará suporte a outros banco de dados? ou seja , vai dispor de outros providers que não seja SQL Server?

    Por exemplo: services.AddEntityFramework().AddSqlServer();

    Ser assim: services.AddEntityFramework().AddOracle();

    Pergunto isso, por a Oracle demora muito tempo para dispor providers.

    Exemplo:
    Acredito que até hoje, ainda não temos suporte de EF 6 para Oracle, a não ser que você compre pela Devart, desejamos poder não só desenvolver em outros ambientes , mas também poder desenvolver com outros bancos de Dados.

    Sua última publicação da Oracle para o provider foi de 20 de Dezembro do ano passado, já se passaram quase 6 mêses, e daqui a pouco entramos na versão EF 7, e a Oracle nada de provider, e quando o EF 7 for lançado oficialmente, a Oracle só vai ter provider para ele 2017 ou 2018, fica difícil assim.

    ODAC 12c Release 2
    Download the File [Released December 20, 2013]

    Qualquer novidade nesse respeito gostaria de compartilhar…

    • Olá!

      A MS vai prover suporte a bancos NoSQL e SQL Server InMemory (Hekaton) quanto ao Oracle infelizmente não tenho muitas respostas.

      Vamos acompanhar mais sobre o Entity Framework 7 para saber mais algumas futuras possibilidades.

      Abs!

  5. Boa tarde Eduardo,

    Parabéns pelo conteúdo do seu site!!

    Vou iniciar o desenvolvimento de um novo sistema web (particular) em Fevereiro/2015…estou em dúvida sobre qual tecnologia utilizar…o MVC 6 (vNext) já estará disponível ?
    Desenvolvo atualmente projetos aqui na minha empresa utilizando MVC 5.

    Abraço,

    • Fala Tiago!

      Muito obrigado pelo feedback!
      Ou vc aguarda o vNext sair oficialmente ou faz em MVC 5 depois converte, por hora muita coisa pode mudar enquanto não tivermos uma versão RTM.

      Abs!

  6. Bom dia,

    Sou desenvolvedor C# e VB.NET, porém a anos focado em WPF (com MVVM) e já estou por dentro das novidades do do C# 6.0 e VB.NET 10.0 (e muito empolgado inclusive). Resumindo, o .NET eu conheço bem.

    Agora, vejo necessidade de criarmos um portal do cliente, mas não conheço quase nada sobre desenvolvimento Web, mas certamente gostaria de fazer em ASP.NET MVC, de preferência no ambiente vNext.

    Enquanto ele não sai do forno, gostaria de aprender asp.net MVC, poderia me fornecer um tutorial que fosse de confiança para começar o estudo do zero?

    Já fiz o processo de iniciar um novo projeto ASP.NET MVC, algumas coisas, lendo código de Views, Controllers e etc eu compreendi o que cada linha faz, mas falta a teoria da coisa, para saber criar mais a fundo. Entendo a filosofia do MVC pois utilizo MVVM em nossos aplicativos WPF.

    Se puder me dar um norte, ficarei grato.

    Parabéns pelo artigo.

    Um abraço.

  7. Caro Eduardo,
    fiz um gerenciador (MVC 6 – identity 3.0) de Roles e Claims, no entanto, quando removo um role ou claims do usuario ele ainda continua acessando a pagina com Authorize[Roles=(Admin)]. Só funciona quando faço o logoff e depois faço logon… ai sim funciona.

  8. Boa tarde. Amigo veja qunato ao Scaffold no ASP .Net 5 MVC 6 e Visual Studio 2015, não tem essa possibilidade, saberia dizer o motivo?
    Ja pesquisei em vários lugares e não consigo achar a solução.
    Obrigado pela atenção.

Os comentários estão fechados.