Palestra sobre ASP.Net SignalR + Demos + Vídeo

Palestra sobre ASP.Net SignalR ministrada no Visual Studio Summit 2013.

ASP.Net SignalR

Desde que comecei a estudar ASP.Net SignalR me interessei muito e se tornou um dos meus assuntos favoritos, acompanhe aqui como foi minha palestra:

Vídeo da Palestra

Eu ainda não sou o bom palestrante que desejo ser, mas um dia chego lá 🙂

Slides

Demos (compatíveis com VS 2012)

*Jogo da velha original foi baixado aqui. Fiz melhorias, correções e complementos para demonstração.

Quer conhecer mais sobre ASP.Net SignalR? Leia o meu artigo aqui.

O Visual Studio Summit é um dos maiores eventos sobre desenvolvimento na plataforma Microsoft, assista todas palestras da edição 2013 aqui.

Deixe seu feedback logo abaixo 🙂
Abraços!

26 ideias sobre “Palestra sobre ASP.Net SignalR + Demos + Vídeo

  1. Edu, cara eu não assisti sua palestra no summit mas assisti agora, esse SignalR é coisa de louco! Tô precisando muito e nem sabia que tinha algo assim!

    Ah. Sua palestra foi TOP uma das que eu mais gostei! Espero mais artigos de signalR!

    Abraço!

  2. Fala Eduardo, bz……. Parabéns pela palestra lá no VS 2013… Eu assisti e foi uma das melhores.. Obrigado por compartilhar os exemplos.

  3. Boa!

    Sabia da existência do SignalR e nunca dei bola. Assisti sua palestra agora e achei sensacional. Gostei dos outros posts do blog também!

    Vim atrás do fonte e achei!

    Obrigado =)

  4. Fala Eduardo, tudo bem?

    Em primeiro lugar, parabéns pelo post, ficou muito bom, aliás já li vários de seus posts e todos são ótimos. Parabéns! =D

    Eu já havia ouvido falar do SignalR mas nunca cheguei estudá-lo.

    Na empresa onde trabalho nós desenvolvemos uma aplicação integrada com discadores preditivos e para saber o estado do usuário conectado no discador utilizávamos long-pooling na primeira versão, porém além do delay na informação havia um grande trafego na rede. Um dia com a corda no pescoço foi necessário buscar outra solução, na época eu encontrei no Code Project algo que atende muito bem até hoje nossa aplicação, com algumas modificações. Hoje quando uma mudança de estado é feita no discador (aguardando chamada, em pausa, em ligação, etc) nós recebemos um evento do mesmo e então disparamos do servidor para o browser do cliente a mudança de estado com as informações pertinentes. Estamos utilizando esta solução há cerca de 1 ano e meio sem problemas.

    Segue o link para quem quiser dar uma olhada:

    http://www.codeproject.com/KB/aspnet/AspNetComet.aspx

    Com certeza o SignalR é muito promissor, irei dar uma olhada nele mais à fundo.

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho no site!
    Abraços!

    • Olá Wellington!

      Muito obrigado pelo feedback!

      Com certeza o ASP.Net SignalR é também uma solução para sua plataforma, lembrando que long-polling não é o meio mais eficiente de transporte, com SignalR você pode obter uma melhor performance com WebSockets por exemplo.

      Abraços!

      • Olá Eduardo,

        Sim long-polling não é uma boa mesmo.

        Esta solução de Comet que eu mencionei em meu comentário na verdade abre uma conexão HTTP no servidor e a mantém aberta aguardando a resposta do mesmo. Após um período de tempo se nenhuma resposta chegar ele fecha a conexão e abre outra e assim por diante.

        O SignalR com certeza se encaixaria muito bem em nossa aplicação, entretanto, após um ano de operação não seria interessante mudar para ele agora.

        Infelizmente as máquinas thin-client que temos na operação não iriam suportar websockets pois o browser instalado é relativamente antigo (Firefox 3.6 para Linux).

        Ahh, eu estava no último curso de ASP.Net MVC, foi muito bom.
        Organize um curso de SignalR e eu com certeza irei participar também.. =D

        Abraços!

        • Olá Wellington!

          Entendi, porém tenha em mente que SignalR trabalha com vários tipos de transporte, não vai ficar limitado no WebSockets, ele é o melhor dos mundos caso haja estrutura para ele rodar, se não ele opta por outro, “server sent events” por exemplo.
          Caso haja espaço no seu projeto eu invistira em SignalR 🙂

          Vou pensar na ideia, valeu mesmo!
          Abraços!

          • Olá Eduardo,

            Acredito que neste projeto não poderei mais mudar para SignalR, mas em projetos futuros onde eu necessite de uma tecnologia para comunicação em tempo real com certeza ele será a minha escolha. 😀

            Abraços!

  5. Olá Eduardo, tudo bem?

    Assisti sua palestra sobre SignalR e li alguns artigos no seu site e achei muito bacana, parabéns!

    Estou fazendo um site e usando o SignalR nele como chat entre os usuários logado, está funcionando certinho, só tem uma coisa estranha que não sei se funciona assim mesmo ou se fiz errado, veja só:

    Meu site é em asp.net mvc e como o chat deve funcionar e listar os usuarios online em todas as páginas que a pessoa estiver navegando (exemplo facebook), coloquei os scripts do HUB na minha master.page pra carregar sempre em todas as páginas, inclusive o: $.connection.hub.start().done(function () {});

    Mas percebi uma coisa, ao acessar a home por exemplo é gerado um ConnectionId do Hub, isso está certo. Mas quando eu navego em outras páginas, ele gera novamente um novo ConnectionId pra mim, como se eu tivesse desconectada e conectada novamente, ele me tira da lista de usuários conectados e me coloca novamente com um novo ID.

    Eu percebi que sempre ao mudar de página ele chama a função OnDisconnected, como se eu tivesse fechado o navegador e aberto novamente.

    Minha dúvida é, isso é normal?

    Deve funcionar assim mesmo ou tem uma forma certa de fazer para que independente de quantas páginas eu ficar navegando no site ele me mantenha conectada com o mesmo ID e pare de chamar a função OnDisconnected?

    Muito obrigada.
    Paula Cruz

  6. Ótimo material Eduardo. Sou novato no SignalR mais estou bem animado com as possibilidades que ele oferece.

    Cara, está ocorrendo alguma falha para baixar o seu fonte do jogo da velha…
    Baixei o original, mas fiquei curioso para ver as melhorias e correções que você comentou.

    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *